top of page

Espetáculo "Isso é um Abuso!" - Tema Assédio Moral e Sexual.

Updated: Feb 2, 2021

Desenvolvido para a prefeitura de Extrema / MG

Desta vez, nosso público alvo era composto de crianças e jovens!

O espetáculo “Isso é um abuso!” utiliza linguagem leve e, até mesmo divertida, para abordar um assunto, que normalmente causa repulsa e emoções intensas, que merece toda a atenção para que seja adquirida a conscientização necessária para o combate deste tipo de violência, prevenindo vidas, zelando pelo desenvolvimento e proteção das crianças e adolescentes, e responsabilizando os autores da violência.

No Brasil, dados mostram que a cada hora, três crianças são vítimas de abuso!

Alguns dos assuntos abordados no espetáculo:

O que é violência sexual?

Como se proteger?

O agressor está mais próximo do que imaginamos. Como ele age?

Manifestação da violência sexual

Percebendo sinais de abuso

Prejuízos emocionais devastadores

Apoio e providências

Disque 100 (Direitos humanos)

Release:

O assunto aparece na conversa de um grupo de amigos e Aline diz que precisa ajudar uma colega (Bárbara) que vem tendo um comportamento estranho. Ela mudou repentinamente suas atitudes, não se alimenta nem dorme direito, tem dificuldades de concentração, se recusa na participação de atividades, queda no desempenho e aproveitamento escolar... ela desconfia que algo muito errado está acontecendo e tudo indica que Bárbara está sendo vítima de abusos. Todos se dispõem a ajudar e passam a “investigar” o caso, trazem dados e relatos que revelam situações que são muito mais comuns do que imaginávamos.

... Em casa, vemos cenas absolutamente comuns mas que, na verdade, encobrem um verdadeiro pesadelo, algo que poderá deixar marcas profundas...

O que deve ser feito? Como reagir a estas situações? Onde podemos buscar ajuda?

No final do espetáculo, percebemos que Bárbara era uma fictícia e Aline usou deste subterfúgio para lidar com a sua própria realidade... vemos a importância de ter coragem e falar sobre este assunto! Só assim este problema poderá ser combatido!

Um levantamento do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), com base nos dados de 2011 do Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan), mostrou que 70% das vítimas de estupro no Brasil são crianças e adolescentes.

"É preciso colocar esses temas na grade curricular das escolas e criar espaços na família para fazer essa conversa.

Apenas no ano de 2014, foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil

Ainda em 2014, a SaferNet Brasil, organização que luta para combater crimes e violações contra direitos humanos na internet, recebeu e processou 51.553 denúncias anônimas de pornografia infantil, atribuídas em 54 países. No Brasil, foram 1.492 páginas da web com registro de crime de assédio contra crianças.

No primeiro trimestre de 2015, o Disque 100 registrou 4.480 casos de violência sexual, o que representa 21% das mais de 20 mil demandas relacionadas a violações de direitos da população infantojuvenil, registradas entre janeiro e março de 2015. Em cada denúncia, é possível o relato de mais de uma violação. Dessa forma, os casos de abuso de sexual estão presentes em 85% do total de denúncias de violência sexual denunciadas no primeiro trimestre. Esse crime, segundo a Secretaria de Direitos Humanos, ocorre quando o agressor, por meio da força física, ameaça ou seduz, usa crianças ou adolescentes para a própria satisfação sexual.

Primeiro Ato - Teatro Empresa

Tels.: 11 29761610 e 991416284



teatro sob encomenda, palestras motivacionais, palestras SIPAT, teatro corporativo, teatro SIPAT, atividades para SIPAT.

115 views0 comments
bottom of page