• Wania Acayaba

A nova solução corporativa: teatro nas empresas!


Diariamente ocorrem no Brasil centenas de palestras em congressos, convenções e SIPATs, todas com uma necessidade em comum: manter a atenção do público para comunicar seus objetivos e mensagens.

A antiga fórmula de palestras com PowerPoint, vídeos e fotos engraçadas pode estar com os dias contados. Com plateias cada vez mais exigentes, o mundo virtual ao alcance das mãos com os celulares, tem exigido que apresentações e palestras ofereçam experiências novas e significativas.

Pesquisas de Susan Weinschenk, autora do livro “Apresentações brilhantes” (Editora Sextante), apontam que o máximo de atenção que conseguimos manter em um bom palestrante é de 7 a 10 minutos, e no caso das palestras que não agradam chega a menos de 30 segundos. Este fato gera uma alta demanda por especialistas em comunicação “atraente”, onde empresas de teatro empresarial surgem como diferenciais em eventos, pelo trabalho voltado para reter a atenção e dialogar com variados públicos.

Empresas como a Primeiro Ato se especializaram em um nicho de mercado para solucionar problemas e fragilidades de tal setor.

O nicho de segurança no trabalho é um dos que exigem anualmente um grande volume de palestras sobre prevenção de acidentes no trabalho, um mercado que movimenta entre produtos e serviços mais de R$ 4 Bilhões de acordo com a ANIMASEG (Associação Nacional da Indústria de Segurança e Proteção no Trabalho).

O conceito de teatro para segurança no trabalho tem viralizado e se expandido para todo o Brasil.

“A atenção é o ativo mais importante e valioso do mundo. As empresas com maior valor de mercado são de tecnologia como Google e Apple, atuando em manter seus clientes o maior tempo possível em seus produtos e lucrando com anúncios, produtos e serviços. Artes cênicas como circo, teatro e música sempre souberam reter a atenção do público por longos períodos, e sempre retrataram temáticas importantes como formação de valores morais e sociais.”

“O motivo de um alto crescimento na demanda de teatro corporativo nos últimos 12 anos em nosso segmento (teatro sobre segurança no trabalho), é que o teatro diverte, sensibiliza e retém a atenção. Algo que as palestras convencionais não têm conseguido.”

“O Trabalho de uma empresa de teatro para SIPAT é auxiliar na comunicação de temas vitais para saúde e segurança de forma criativa e inovadora. E criar narrativas que gerem afinidade e curiosidade em temas que possam parecer chatos. Gerar um ambiente agradável com humor, interação e performances surpreendentes, torna-se uma excelente maneira de manter a atenção do público para temáticas delicados como são os temas para SIPAT.”

Para especialistas em comunicação corporativa, essa é uma excelente alternativa nos dias atuais, seja para realizar teatro motivacional ou palestras para SIPAT. As empresas buscam levar novas experiências para seus funcionários, e nesse quesito o teatro nas empresas surge com a melhor opção de inovar na comunicação.


Materia da Revista EXAME

3 views

 Primeiro Ato Produções Artísticas LTDA

Tels.: 11 2976 1610/  9 9141 6284